Henrique Girardi

10 de ago de 20162 min

Os desafios das PMEs em crescimento

Muitas empresas em ascensão enfrentam dificuldades para realizar os ajustes necessários em sua estrutura e, com isso, expandir-se de forma sustentável.
 

Ao contrário do que muitos profissionais imaginam, essa fase reserva desafios complexos, e, infelizmente, muitas vezes negligenciados pelos líderes. Por isso, há muitos casos de organizações que experimentam o sucesso em um curto espaço de tempo e que depois de alguns anos fecham as portas. O crescimento sem controle é tão perigoso quanto a estagnação.


 
Recentemente, conheci uma organização que cresceu rapidamente e expandiu sua atuação, ampliando sua estrutura para atender um número maior de clientes. Na época, a oportunidade de aumentar suas atividades exigia um desempenho operacional superior ao apresentado até então.  Em menos de um ano, a empresa investiu em sua estrutura operacional (equipes e equipamentos) e dobrou de tamanho. Poucos meses depois, começou a enfrentar dificuldades que comprometeram seu futuro e que estabeleceram o cenário mais desfavorável possível. Hoje, a empresa reduziu ao máximo suas despesas e iniciou um processo doloroso de reestruturação. Após a crise, alguns pontos ficaram claros, entre eles: a falta de análise crítica sobre as reais condições envolvidas na oportunidade; a falha em diagnosticar as competências necessárias para torná-lo um bom negócio; e a análise equivocada e mal dimensionada da equipe de trabalho. Nesse caso, a oportunidade virou um pesadelo.


 
Para o professor e autor, Ichak Adizes, viver significa resolver problemas constantemente e, quanto mais plena for a vida, mais complexos serão os problemas a serem resolvidos. O desenvolvimento organizacional, portanto, impõem desafios significativos para os líderes das empresas. Outros dois autores, C.K Prahalad e Gary Hamel descrevem, no livro Competindo pelo Futuro, atividades decisivas para as organizações, entre elas: a estratégia de alavancagem e a capacidade de expandir as competências essenciais e adquirir novas. Pode-se aqui acrescentar também a necessidade de contar com equipes capacitadas para encontrar respostas eficazes aos desafios do futuro da companhia.

Para os autores, a alavancagem significa o desempenho máximo com o uso da menor quantidade possível de recursos. Nesse sentido, as startups são modelos exemplares, pois apresentam normalmente estrutura enxuta e resultados significativos. Por outro lado, a estratégia de expansão requer uma visão clara dos líderes organizacionais sobre os desafios para o desenvolvimento de recursos existentes entre o hoje e o amanhã. Os líderes precisam ter a real dimensão das competências atuais e as necessárias para estabelecer o crescimento sustentável. Por fim, o crescimento exige a participação de colaboradores qualificados. Conforme for a expansão, as decisões devem ser descentralizadas e para isso os líderes precisam contar com funcionários preparados para participarem estrategicamente.