top of page
Buscar
  • Foto do escritorMariana Schneider Dias

Apresentação de artigo na Jornada Acadêmica de Governança Corporativa

No dia 28 de setembro de 2021, ocorreu a 3ª edição da Jornada Acadêmica de Governança Corporativa, tendo como anfitriã a Escola de Direito da PUCRS. Na oportunidade do evento online, o Profº Henrique Ullmann Girardi e seu orientador, o Profº Drº Luiz Felipe J. Vallandro, apresentaram o artigo "O Modelo dos Três Círculos e a Governança Corporativa em Empresas Familiares: um Estudo de Caso Múltiplo no Rio Grande do Sul".


Neste trabalho, os autores buscaram estudar o tema da governança corporativa em empresas familiares, a fim de analisar as relações entre a estrutura de propriedade, gestão e família, e a adoção de práticas de governanças corporativas. Para isso, basearam-se na abordagem de Tagiuri e Davis (1996) do modelo dos três círculos e no modelo tradicional de Gersick et al. (1997) para aplicar no tema da estrutura de propriedade, gestão e família. Além disso, as práticas de governança são identificadas e avaliadas conforme as recomendações e métricas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC dos anos de 2006, 2016 e 2019.


Objetivando responder a pergunta central do trabalho, foram analisadas três empresas familiares do Rio Grande do Sul, cada qual apresentando configurações de gestão bastante heterogêneas. Para compreender a estruturação da pesquisa e as conclusões que os autores inferiram, confira o texto completo disponibilizado nesta publicação.



bottom of page