top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Girardi

Vivendo e aprendendo com a Natureza

Em 2012 tive o prazer de assistir a palestra do Profº Fred Gelli na HSM em São Paulo. Foi com certeza um dos congressos mais marcantes e inspiradores na minha carreira. Foi um verdadeiro boom de conteúdo.


A palestra foi especialmente marcante porque me despertou para um tema e uma área que até então sequer sabia que existia, a biomimética. Uma área fantástica!


A biomimética estuda as estruturas biológicas e suas funções, procurando aprender com a Natureza, estratégias e soluções, podendo utilizar esse conhecimento em diferentes áreas.


Estudar e observar a Natureza é consultar uma fonte inesgotável.


Desde então venho me interessando e estudando sobre o assunto, e refletindo de que forma podemos trazer esses conhecimentos para os negócios.


Seguidamente utilizamos analogias e outros símbolos para trazer uma explicação ou um insight. A biomimética é exatamente isso, e, ao pesquisarmos, podemos encontrar muitos cases de que se inspiraram nesta área.


Tive contato com a Natureza desde cedo, na minha infância. Tenho lembranças de aos 4 e 5 anos, quando meus pais tinham um sítio próximo a Porto Alegre. Depois na Escola Infantil a temática principal era a Natureza. A "Escolinha" em Porto Alegre já era uma escola verde bem antes da popularidade dos dias de hoje. Então, sempre gostei de estar próximo da Natureza, e felizmente nos últimos anos, também como consequência da pandemia e do trabalho homeoffice, tive a oportunidade de estar mais neste ambiente. Intercalando reuniões, compromissos profissionais, com o hobby de cultivar, cuidar de plantas, e ter mais tempo para caminhar, curtir o jardim e observar a Natureza.


A biomimética nos ensina e nos ajuda muito, quando traçamos esse paralelo entre a Natureza, o mundo animal, os sistemas biológicos, e a dinâmica dentro das organizações e das empresas.


BIOMIMETICA - A natureza como fonte de inspiração




Comments


bottom of page