top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Girardi

Visão holística sobre a saúde no trabalho

A crescente demanda e necessária atenção aos aspectos psicológicos e emocionais no trabalho. Nas diferentes organizações, seja em grandes ou pequenas empresas, setor público ou privado, com empreendedores ou funcionários, a qualidade de vida, o bem estar, são fundamentais na motivação, produtividade e performance das pessoas, assim como o equilíbrio entre as perspectivas profissionais e pessoas, as demandas do trabalho e os momentos em família, com os amigos, e de lazer.


Esses dias, em um jantar, escutei, preocupado, o relato de uma amiga, empreendedora autônoma, que há duas semanas teve uma crise de ansiedade, e decidiu por cinco dias suspender todos os seus atendimentos e ir correndo para um lugar mais calmo, no litoral. Segundo ela, foi um momento de esgotamento, diante de uma agenda lotada, cheia de demandas, sobrecarregada.


Infelizmente muitas pessoas estão adoecendo por motivos que estão relacionados ao trabalho.


Dentro de uma organização, onde o recurso mais valioso é o ativo humano, a força de trabalho da equipe, esses aspectos de saúde mental estão em crescente demanda e precisam ser priorizados. A teoria comportamental e a inclusão de fatores emocionais e inconscientes formam uma visão holística e mais humanizada. A saúde mental é fundamental para o desempenho eficiente. Estamos na era do bournout. Em 2022 foi classificado pela OMS como uma doença ocupacional.


Os temas de saúde, física e mental, e de qualidade de vida, não podem ser ignorados e negligenciados. Em uma organização, quanto maior seu porte e estrutura, maior é sua complexidade. Esses temas não podem mais ser considerados individuais. É um tema coletivo e que faz toda a diferença no desenvolvimento das pessoas e das organizações.


A colega, empreendedora autônoma, buscou auxílio de profissionais especializados. Muitas vezes empreendedores sofrem com essa sobrecarga, chegando a um esgotamento total. Seja nas organizações, no cuidado dos colaboradores, ou individualmente como nesse caso da empreendedora, o certo é que a saúde dos profissionais é fundamental para o desenvolvimento.




bottom of page